EnglishFrenchPortuguese

Ligue: 289 380 300 (Chamada para a rede fixa nacional)

Urgências: 289 380 300 (Chamada para a rede fixa nacional

Mar 27

Sou Solidário

SOU SOLIDÁRIO!!!
-Pedimos a todos um acto cívico, USEM MÁSCARAS,(artesanais/caseiras), a cada dia que passa temos cada vez mais noticias de pessoas sem qualquer problema de saúde, ditas saudáveis, ou apenas com uma pequena constipação que afinal são portadores/ contaminadores,( este estudo foi feito na Islândia, onde os rastreios são feitos de uma forma mais sistemática) .
Não se enganem, isto não é uma atitude de medo, como muitos afirmam, mas sim uma atitude correta, corajosa e exemplar, apesar dos media e até responsáveis da saúde referirem a inutilidade desta medida.Pois como é de conhecimento geral, não existem máscaras de protecção/cirúrgicas suficientes para os nossos profissionais da saúde, porquê gastá-las com os ditos saudáveis?! Estas máscaras devem ser reservadas exclusivamente aos profissionais de saúde, bombeiros, agentes da autoridade, … e apelamos aqui, A QUEM TENHA EM SUA POSSE CAIXAS COM MATERIAL DE PROTECÇÃO, MÁSCARAS/LUVAS, QUE OS ENTREGUE AOS HOSPITAIS!
A China e o Japão estão a sair desta crise sanitária e o que fez o povo?? Usaram máscaras na rua e respeitaram a Quarentena. O sucesso só pode ser alcançado se a totalidade da população aplicar e respeitar as regras preconizadas de confinamento com o maior rigor possivel e se tiver mesmo que sair de casa por favor USE A SUA MÁSCARA (artesanais/caseiras). A Républica Checa ordenou o uso de máscaras na rua, quem não obedecer, pode pagar uma multa até 800.00€, levam o assunto e a utilidade do uso da máscara a sério!! Diz-se que o uso da máscara é uma medida inútil de protecção! É verdade que se um portador sem máscara , tosse na direcção do seu rosto com máscara, a protecção é muito fraca , mas se o infectado também for portador da máscara, a situação já é diferente, já são duas barreiras , e a hipótese de partilhar o micróbio torna-se mais fraca.
Posso ser um portador do COVID-19 não diagnosticado, por isso uso máscara de forma sistemática, protejo os outros e se os outros também usarem, protegem-me a mim, a isto chamamos solidariedade e respeito pelo próximo! O virús se não encontrar um ambiente favorável para a sua sobrevivência, (ou seja o humano), morre rápidamente!
– Temos que proteger os profissionais de saúde, que tentam a cada minuto, a cada segundo, salvar vidas, pondo em risco a própria saúde
– Temos que proteger os agentes da autoridade, que andam nas ruas, expostos a tudo e que ainda assim não baixam os braços e continuam na luta por todos nós.
– Temos que proteger os profissionais/funcionários das superficíes alimentares, os que fazem a recolha do nosso lixo, entre muitos outros que diáriamente se expõem por nós e correm o risco de serem infectados por alguém infectado mas sem sintomas.
– Temos que respeitar os idosos vulneráveis que nos rodeiam.
– Temos que respeitar todos aqueles que tiveram que fechar os seus negócios para evitar assim a propagação da contaminação, sofrendo assim um constrangimento financeiro inimaginável no orçamento familiar e empresarial.
– Temos que respeitar também os órgãos governamentais que irão apoiar dentro das possibilidades do nosso País, os cidadãos nesta fase critica da economia nacional.
– Temos que respeitar cada ser humano que nas lojas e nas ruas se vão cruzar conosco.
Muitos referem que já não há máscaras para venda… e agora? Não há nada a fazer?! Isto é até um insulto à nossa capacidade de agir, reagir e improvisar perante situações adversas, é assumir o papel de vitima… Apelo a todos para produzirem máscaras em casa, quer ser um cidadão activo/produtivo? Faça então as suas máscaras, ofereça na rua a quem não tem, a quem está a trabalhar e não está protegido, entreguem às clinicas, que também necessitam para os seus utentes… Juntos em pouco tempo podemos acabar com esta guerra biológica e económica, temos que ser activos e não passivos… Páre de olhar para quem usa máscara como se fosse doente, mas sim como alguém empenhado e que cuida de si!
Especialmente vocês os jovens, não se sentem muito preocupados porque acham o risco de sofrer com este vírus é baixo, não se esqueçam que vocês são portadores assintomático que pode contribuir para a infecção do ambiente!
Portanto, seja respeitador e responsável com os outros!
Partilhe esta carta com todos os seus contactos, imprima a foto e coloque-a no vidro do seu automóvel, no seu casaco, na sua mochila, dê o exemplo de solidariedade e de apoio a quem está na luta!!!

USEMOS MÁSCARAS CASEIRAS E DEIXEMOS AS DE PROTECÇÃO PARA OS NOSSOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE!!!