EnglishFrenchPortuguese

Ligue: 289 380 300

Urgências: 289 380 300

Covid-19

Como fabricar e manusear corretamente a sua máscara.

Lamentávelmente, tivemos que esperar 3 semanas para finalmente as autoridades de saúde concordarem que o uso da máscara pode ser útil ! De repente tornou-se uma evidência !!
Hoje em dia, a lógica não pode ser aceite sem que haja um estudo científico em duplo cego para ser validada !
Se estou convicto da utilidade de um rigor científico imparcial ( muitas vezes contaminada pelos interesses financeiros), em tempo de guerra ( virológica como nós vivemos) temos que aceitar os comportamentos lógicos e saber usar a imaginação, por exemplo para fabricar máscaras caseiras. As autoridades de saúde deviam ter explicado que não se podia usar as máscaras cirúrgicas, mas sim, que era útil usar uma máscara caseira e ensinar a população o fabrico de máscaras o mais eficiente possível. Junto aqui o link de um vídeo que achei interessante para a elaboração de uma máscara caseira:

Além do uso de uma máscara, é primordial ensinar o manuseamento correto da mesma.
– Acho que uma máscara caseira pode ser muito útil para sair uma ou duas horas, o tempo necessário para fazer as suas compras. Eu uso-as na minha cliníca, nós produzimos as nossas máscaras para uso pontual, ninguém entra na minha cliníca sem máscara, mesmo que o motivo da consulta seja uma dor da coluna, relembro a todos que podemos ser portadores saudáveis assintomáticos e contaminar os outros !!
Aconselho a colocação da máscara assim que sair da sua casa e retirá-la somente ao voltar para a casa e vai logo para o lixo, se for descartável, se for em tecido, lavá-la antes de usar de novo.
-Tem que ter o cuidado de não tocar na superfície externa da máscara , vejo muitas pessoas tocar com frequência na máscara. Imagine que se a sua máscara apanhou algum vírus, estão na superfície !
Também não faria muito sentido, tirar e por a máscara sucessivamente conforme entra e sai de uma loja, são manipulações perigosas, vai contaminar a sua mala,casaco, carro, dedos,…
Logo que entre em casa, tire cuidadosamente a sua máscara pelo elástico lateral e coloque-a diretamente no lixo e desinfecte as suas mãos.
Prepare uma outra máscara para a sua próxima saída.
– O uso da máscara não deve fazer esquecer os outros gestos barreira essenciais preconizados, respeitar a distância entre pessoas, lavar as mãos com uma grande frequência e antes tudo, respeitar o confinamento.
– O uso de luvas, na minha opinião, não é essencial, até não o recomendo, pode fazer esquecer a lavagem frequente das mãos e guardar as suas luvas muito tempo sem lavar estas podem ser portadoras do vírus.

Cuidado com a sua saúde e dos outros!!!

Dr Thierry Kairis